MOÇAMBIQUE TERMINA PRIMEIRA FASE INVICTA

08-09-2011 08:21

MAPUTO, 07 SET (AIM) - A selecção moçambicana de basquetebol feminino derrotou hoje a contraparte do Quénia, por 56-48 pontos, em jogo a contar para a quinta e última jornada do Grupo A da primeira fase do torneio da modalidade, que se realiza em Maputo, no âmbito do X Jogos Africanos.

Com este resultado, o combinado moçambicano terminou a primeira fase neste Grupo 100 por cento vitorioso.

A partida começou com o Quénia a pressionar, numa tentativa de contrariar o favoritismo das meninas moçambicanas, mas a selecção nacional tal não permitiu, tendo terminado o primeiro período com a vantagem de dois pontos sobre as quenianas (15-13).

No segundo período, as atletas moçambicanas cometeram alguns erros, sobretudo no capitulo de defesa e nos ressaltos, o que levou as quenianas a adiantarem-se no marcador no final desta etapa por uma diferença de um ponto, isto é 24-25 pontos.

O equilíbrio manteve-se no terceiro período, mas o combinado moçambicano soube controlar o jogo, beneficiando do apoio constante do publico que encheu, por completo, o pavilhão do Desportivo de Maputo, local que acolhe a primeira fase do torneio de basquetebol nestes X Jogos Africanos.

Neste período, as moçambicanas terminaram com uma ligeira vantagem de dois pontos, o mesmo que 37-35.

O quarto e último período veio ao de cima a qualidade da selecção moçambicana, somando pontos acima de pontos. Nalgum momento chegou a ter onze pontos de diferença, mas a partida terminou com o marcador a assinalar 56-48, a maior para Moçambique.

Assim, Moçambique termina esta fase em primeiro lugar no Grupo A, onde desfilaram as selecções da Nigéria, República Democrática do Congo, Argélia, Zimbabwe e Quénia.

O Grupo B é composto por Angola, Costa de Marfim, Camarões, Ruanda, Senegal e Mali.

A vitoria de Moçambique nesse Grupo acontece num dia em que o país alcançou a primeira medalha, a de prata, nestes Jogos Africanos.
A medalha de foi ganha na modalidade de natação por equipas.
(AIM)