Moçambique com progressos “insuficientes” para atingir as Metas do Milénio

08-09-2011 08:19

Economista Jeffrey fala de progressos mas defende necessidade de acelerar actividades para atingir as metas; ONU vai ajudar na expansão das Vilas do Milénio.

O conselheiro especial do Secretário-Geral da ONU para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, Jeffrey Sachs, disse que apesar de progressos, falta rapidez para que Moçambique alcance as metas até 2015.

Sachs visita Moçambique como director de uma equipe de pesquisadores da universidade norte-americana de Columbia, que pretende investigar e monitorizar o impacto das actividades nas seis Vilas do Milénio. A abordagem visa eliminar a pobreza em locais determinados, com um envolvimento de aproximadamente cinco mil pessoas.

Apoio à Saúde

Falando à Rádio ONU, em Maputo, o economista garantiu que as Nações Unidas vão ajudar Moçambique a acelerar os progressos nas diversas áreas, com destaque para a saúde, onde o país poderá não atingir as metas desejadas.

O académico referiu que “os indicadores de saúde em Moçambique continuam baixos, mas admitiu a possibilidade da ONU introduzir novas técnicas para ajudar a melhorar os cuidados de saúde primários”.

Vilas do Milénio

O assessor especial de Ban-Ki-Moon apontou, contudo, para progressos do país na implantação das Vilas do Milénio.

Jeffrey Sachs disse esperar que “milhares de pessoas adiram ao projecto e o desejo de conversar com o governo, alguns parceiros e empresas para promover o conceito em todas as províncias moçambicanas”.

Em Moçambique existem seis Vilas do Milénio, mas, a ONU prevê apoiar novos projectos nos corredores da Beira e de Nacala, para impulsionar o desenvolvimento dessas regiões do centro e norte do país.