MDM anuncia que concorre a intercalares autárquicas

07-09-2011 12:51

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), oposição, vai concorrer às eleições intercalares nos municípios onde os
autarcas da FRELIMO, no poder, renunciaram aos cargos, apelando para a \"responsabilização dos desistentes\", disse hoje (segunda-feira) à Lusa, o presidente do partido.

Daviz Simango, presidente do MDM, disse que o partido está preparado para concorrer em todas as autarquias, onde ocorreram as renúncias, e condenou a forma como os autarcas deixaram os cargos considerando um \"desrespeito ao voto popular e à democracia\" no país.

\"A Comissão Política Nacional do MDM decidiu concorrer às eleições intercalares em todas as autarquias, onde ocorram renúncias, pois achamos ser justo ensinarmos a democracia\", disse Daviz Simango.

Arnaldo Maloa, presidente do município de Cuamba, Niassa, e Sadique Yacub, de Pemba, Cabo Delgado, ambos da FRELIMO, renunciaram aos cargos. Deverão seguir-se nos próximos dias, as renúncias dos presidentes de Quelimane, Zambézia, e de Chókwè, Gaza.

Para Simango, que preside ao município da Beira, segunda cidade do país, do qual é o único autarca não eleito pela FRELIMO, as renúncias representam \"um perigo para a democracia\" em Moçambique.

\"Quanto vão custar as intercalares ao país? Quanta frustração deixa a FRELIMO para a população destes municípios? As pessoas agora vão perguntar votar para quê, pois estas renúncias não são actos voluntários. Isso é perigo para a democracia\", acusou Simango

Ainda segundo a fonte, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve responsabilizar os renunciantes por as razões invocadas serem de interesse particular e não observarem os critérios definidos na lei, que incluem a prova documental que fundamente a renúncia.

 

\"A agenda pessoal não pode estar acima dos interesses da agenda pública\", defende Daviz Simango.