Jogos Pan Africanos a decorrer em Maputo enfrentam problemas de logística

08-09-2011 11:27

Maputo – O Comité Organizador dos X Jogos Africanos-Maputo 2011 (COJA) espera concluir até quinta-feira o trabalho que está a realizar junto das 50 delegações hospedadas na Vila Olímpica, para identificar as que levaram um número de pessoas acima do reservado a Moçambique, situação que está a gerar problemas na gestão logística.

O trabalho em curso envolve o Conselho Supremo do Desporto em África (SCASA) e os prevaricadores serão responsabilizados exemplarmente pela sua desonestidade, que para além de prejudicar as outras delegações mancha todo o brio criado para acolher os 5.268 atletas que se encontram em Moçambique.

A medida foi anunciada por Penalva César, director adjunto do Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA), que falava em conferência de imprensa havida hoje, em Maputo, para apresentar a resenha dos aspectos ligados a organização e o curso da maior festa desportiva do continente, envolvendo 50 países depois da saída do Malawi por falta de fundos para custear a sua estadia.

“Não recebemos nenhuma reclamação de quaisquer delegações que estão a competir nas diversas modalidades dos jogos africanos, não obstante os problemas ligados ao apoderamento, por parte de algumas delegações, de um número maior de casas”, disse a fonte, apontando que o mesmo terá o seu desfecho quinta-feira, com o fim do trabalho que o COJA está a realizar com o SCASA.

Ainda no quadro logístico, Penalva César disse, a título de exemplo, que são servidas 19.500 refeições diárias aos atletas, oficiais e técnicos das selecções presentes nos jogos, tudo com vista a assegurar os cuidados dietéticos das delegações, condição fundamental em momentos de competição.

Na ocasião, o director saudou igualmente o contributo da província sul-africana de KwaZulu Natal, traduzido no envio de nove ambulâncias das quais quatro de emergências, para além de 50 agentes, que vão desde médicos, paramédicos, enfermeiros e técnicos de saúde ambiental, que estão prestar todo o tipo de auxílio necessário nas suas áreas de jurisdição.

Os aspectos ligados a segurança, segundo a fonte, também estão em conformidade com a vontade do COJA, não tendo havido até então quaisquer queixas ou reclamação, quer dentro ou mesmo fora da vila olímpica, feito que encoraja a organização do certame.

Para os X Jogos Africanos foram acreditados 841 jornalistas tanto moçambicanos quanto estrangeiros que estão a fazer a cobertura das provas de 21 modalidades em disputa.