Barragem hidroeléctrica de Honde, em Moçambique, vai ser reconstruída

08-09-2011 11:23

Manica, Moçambique, 8 Set – As obras de reconstrução da barragem hidroeléctrica de Honde, na província de Manica, tiveram início em Agosto passado, disse ao diário Notícias, de Maputo, o director provincial dos Recursos Minerais e Energia, Olavo Deniasse.

Destruída no final do ano passado na sequência de enxurradas, as obras de reconstrução vão durar quatro meses e custar 2,1 milhões de meticais (777 milhões de dólares), tendo a empreitada sido entregue à África Construções, uma empresa de construção civil com sede no Chimoio.

O projecto compreende a reconstrução dos 28 metros do paredão desabado na sequência das chuvas torrenciais do último período chuvoso, o que causou a interrupção no fornecimento de energia eléctrica à vila de Honde, sede do posto administrativo de Chuala, em Báruè.

Edificada durante o biénio 2006/2008 com um custo de 8,8 milhões de meticais, a barragem hidroeléctrica de Honde é uma iniciativa do governo provincial de Manica enquadrada no âmbito do programa de electrificação rural.

Para além de energia eléctrica, a barragem de Honde, cuja edificação foi financiada pela Alemanha, através da sua agência de desenvolvimento internacional Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH , foi erguida para garantir a irrigação dos campos agrícolas nas cercanias do empreendimento.